Sobre aniversários e palhaçadas

09mar07

Sexta-feira de sol, 9 de março, e eis que eu faço aniversário.

Agora, que passou do meio-dia (dizem que foi neste horário que eu nasci), posso dizer que tenho 19 anos. É, 365 dias de adulto… A mentalidade é que não ‘adultesceu’ direito! E nem quero que adultesça.

Minha mãe tava me falando ontem que com 19 anos ela estava noiva do meu pai. O ano era 1986. Em junho, se casavam. Dois anos depois, o rebento nascia. Primogênito. Mais dois meninos nasceram tempos depois, mas essa parte eu posso pular (eles que criem um blogue e falem sobre)!

Hoje é dia de receber uma pancada de emeios dando parabéns pelo aniversário. Eu até agradeceria, se essas mensagens não fizessem parte de um cadastro que esta ou aquela empresa mantém com o meu nome, data de nascimento e emeio. Clico na mensagem, e aquele monte de promoções, linques, dotz e bits. Seria melhor se eu recebesse uma mensagem dessas empresas assim: “Já que hoje é seu aniversário, não te encheremos o saco e você não receberá mais nenhum e-mail. Amanhã retornaremos com nossas atividades habituais e todos os nossos CINCO boletins diários serão enviados. Grato”. Não seria maravilhoso?

 No orkut também é curioso. Ninguém vai falar que lembrou que é seu aniversário. Pelo menos dá para eu saber quem é amigo mesmo, de coração, e quem viu lá meu nome, passou pra deixar recado e minutos depois esqueceu (testemunhei isso agora há pouco, é verdade!). E tem gente que mal me viu na vida e me mostra um carinho, uma consideração incríveis. Deve ser porque mal me viu na vida mesmo!

(É difícil escrever de primeira, sem ter o texto escrito à mão. Já estou há quase duas horas nessa dificuldade.)

Às vezes fico lembrando os outros aniversários. Ajudado pelas fotografias, lógico. Nunca gostei de festa de aniversário, principalmente as minhas. Lembro de uma festa de um vizinho -amigo eu não digo porque ele tem 8 anos a menos do que eu-, em que teve um palhaço que fazia aquelas gincanas, as velhinas em volta.

(Já vou alertando que eu tinha uns 11,12 anos na época.)

Pois bem, uma hora o palhaço inventou de brincar de “reizinho mandou”. Ele dizia: “Reizinho mandou!” “Fazer o quê”, respondíamos. Aí ele falava o que queria, tipo uma identidade, um balão, um doce, sei lá. Só sei que uma hora ele falou: “Uma dentadura”. Adivinha quem apareceu com a perereca de uma velhinha na mão? O blogueiro aqui. Pode rir, não tem problema, todo mundo riu lá também. Maldito palhaço. Maldita véia.

 Não sei o que eu quero dizer com esse texto, até gosto de fazer aniversário. Não são todos que fazem aniversário todo ano. Já pensaram em quem nasce no dia 29 de fevereiro? Aniversário, só de quatro em quatro anos.

– Quantos anos cê tem?

– 12.

– 12? Impossível. Você tem filhos, barba, bigode…

– É que eu nasci dia 29 de fevereiro. [envergonhado, baixa a cabeça. Minutos depois, suicida-se]

Já vou avisando que odeio escrever sobre mim mesmo, e o pior é que eu tenho feito isso ultimamente. Hoje não teve escapamento, é um dia histórico. Nasceu Américo Vespúcio, Raul Julia, nessa data Cabral saía de Lisboa rumo à Terra de Vera Cruz… De útil mesmo só o meu nascimento. Afinal, o que seria de mim, se eu não tivesse nascido?

Chega de besteiras

Daqui a 366 dias eu faço aniversário. Ano que vem é bissexto. Vai ter gente comemorando aniversário acumulado por quatro anos!

Fotos: Google

Textos: Eumesmo

6 Responses to “Sobre aniversários e palhaçadas”

  1. rsrs Parabéns, excelente texto. Bastante criativo…É Garoni…concordo com você, dá para escrever muita coisa em cima dessa tão especial data que é o nosso próprio aniversário…É engraçado que quando falamos de aniversário, vem em mente, no tempo em que erámos crianças (não sei se todos concordam, mas, comigo é assim..rss) Eu não sei bem explicar…era uma ansiedade misturada com alegria, queria ver todo mundo, brincar com palhaço, comer docinhos, soprar a velinha diversas vezes que insistia em voltar, cantar parabéns 6, 7 ou 8 vezes rsrs, sujar a roupa toda e depois da festa pegar todos os brinquedos recebidos, conferir, brincar até enjoar e depois dormir…assim foi passando o tempo, eu mesma sem entender o que era um aniversário…sem cair a ficha de que estava ficando mais velha…rsrs Hoje em dia, aniversário é algo mais restrito, não tenho mais tanta ansiedade assim, já me preocupo com a idade..rs Aniversário agora é algo sigiloso, não tem mais aquela “agonia”…é algo mais íntimo…”só convidei os amigos íntimos mesmo…vai lá em casa, terá uns salgadinhos, umas besteirinhas..” Hoje, tento esconder a idade rss

  2. Aiiiiiiiiiiiiii que raiva, tinha escrito um comentário enorme, só que tinha esquecido de botar o e-mail ai apagou tudo, vai ficar só no….

    Feliz 1 ano de vida adulta!!! kkkkkkkk

    Feliz Aniversário!!!!

    Felicidades!!!

    Bjos

  3. Bom já te desejei Feliz Aniversário…mas eu faço questão de comentar de novo: Parabéns…paz, moradia, amor, água, alimentação, enfim felicidades…Deus te abençoe. Esse post ficou ótimo…engraçado..eu nunca gostei de palhaços…não sei pq, mas sempre chorava..aquela máscara, sorriso pintado não me alegrava…não gosto das propagandas tbm..mas bom saber que os amigos lembram…pelo menos os amigos de verdade!!! Não posso cobrar muito, pq não lembro muitas datas rs…
    abraços

  4. Você nasceu em março!!
    Só os melhores nascem em março!! @__________@

    Como Chuck Norris e eu…
    Heh. 8D

  5. cara…minhas amigas podem ler aquele texto…sem problemas ehehehhe…somos irmãs mesmo…sem noção hehehehe
    parabens pelo aniversariio

  6. 6 Bridget

    Oi, td bem?
    Faço aniversário hj (17/10/07)e, procurando frases sobre aniversário para ‘enfeitar’ meu msn, deparei-me com seu blog e adorei seu texto!
    Aniversário era pra ficar feliz, não? Que sentimentos confusos nos assolam neste dia, não? Repare só: já estou pensando na chatice que será no sábado fazer ‘sala’ pra família do meu marido, encostar a barriga na pia e fogão…blaaaargh! Quero badalar…ouvir musica boa, mpb e pop rock, de preferência…moro em Sampa, cap. Ah, sabia q estava curioso…completo 31 anos! Ai, meu Deus, mas como o tempo voa! Outro dia eu tinha 19, como vc!

    Bem, escrevi muitas besteiras…deve ser próprio do desencantamento do aniver…hhaha

    Abraço, moço!!!


Deixe um comentário

