Inclusão digital já! E a social, quando?

17maio07

Os países em desenvolvimento vêem-se atualmente em um dilema: enquanto a Internet impõe-se cada vez mais nestes locais, derrubando fronteiras, colocando-os em contato com elementos do mundo desenvolvido, a pobreza, o analfabetismo e outros males só parecem aumentar. O resultado é que a desigualdade só tem crescido, e pior, onde menos deveria, nos países pobres.

Dados apontam que 17% da população mundial tem acesso à rede mundial de computadores, ou seja, pouco mais de um bilhão de pessoas. No Brasil a porcentagem é a mesma. Isso significa que, a cada dez pessoas, apenas duas conhecem o Google e podem visitar espaços como este, por exemplo. Pense em dez amigos seus. Quantos você conhece que acessam a Internet? Creio que todos, não? Para termos uma noção de como isso é desigual.

O fato é que não há como os países em desenvolvimento avançarem sem passar pela questão do acesso à Internet, meio cada dia mais necessário nos dias de hoje. E é difícil pensar num modelo paralelo a esse que exija menos tecnologia a fim de alcançar desenvolvimento maior. Só um último dado: 33 milhões de brasileiros são analfabetos funcionais. Internet neles?

6 Responses to “Inclusão digital já! E a social, quando?”

  1. O pior é quando a própria Internet, marco de desenvolvimento em qualquer país, passa a “desalfabetizar” algumas mentes. E assim, passam a escrever… bezo, exa, miga, naum, voxe… entre outros golpes a Língua Portuguesa.
    Bezo Turmaa!
    rsrs.

    Falta na aula mas marca a presença via net né, esperta!

    Valeu miguxa!

  2. oie!!
    caraca…. amei d+ esse teu texto….. posso usar ele na facul?
    estamos em um debate sobre a “desalfabetização” confome disse a Luana, pela internet.
    se o povo brasileiro ja não lê muito, com a internet fica pior ainda….
    meu blog ta atualizado. aparece lá!
    bjs
    pode usar sim, só citar meu nome que eu cobro baratinho pelos direitos autorais;
    agora eu coloquei título. A pressa e a minha enorme capacidade em criar um título me atrapalharam um pouco;
    você ainda não disse o que faz da vida, assim fica difícil…

  3. oi
    sorry!
    faço letras port-ingles

    Agora sim

  4. Não tem jeito. Adooooro teus textos, dr. piadas (des)graçadas!
    huahauhauhau
    não me linca não, até eu seu capaz de escrever algo além do exigido em sala de aula. deve-se ser merecedor de estar no teu blog! hauhaua
    bjooo
    Eu sou obrigado a ler isso.
    Ah, mas vai ser lincada sim. Se até os meus textos entram aqui

  5. Excelente Garoni. Com certeza, a internet não é solução para tudo e nem para todos. O que é bom para um possivelmente poderá não ser para o outro…Acho um absurdo que as coisas (a maioria delas) funcionam somente no mundo virtual, eu fico pensando:- e quem não tem computador? Não acessa, resposta simples. O que está faltando para a maioria dos brasileiros não é internet, não é Orkut e muito menos MSN está faltando comida, educação e atenção do governo.
    Um beijão Garoni,
    ps: está sumido, cadê tú? rsrs

    Isso mesmo, perfeito
    Desculpa o sumiço, tô sem tempo até pra pensar. Mas já vão chegar as férias e se eu sobreviver apareço mais.
    Meu PS agora: Você acorda essa hora de domingo pra comentar aqui? Puxa…

  6. Faço questão em acordar cedo para ler bons textos 😉

    Hum… bom argumento


Deixe um comentário

