UniSantos encerra Jornada de Saúde

21maio07

Aplausos e críticas marcaram o encerramento da Jornada Científica de Saúde, ontem pela manhã. O evento, que teve início quinta-feira no campus Dom Idílio, da UniSantos, reuniu os cursos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Farmácia. Os quatro integram o Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Com o tema Integração Profissional para a Saúde da Comunidade, a programação contou com palestras, mesas-redondas, oficinas, entre outras atividades. Na quinta e na sexta, a jornada estendeu-se por todo o dia, enquanto ontem houve palestras direcionadas a cada um dos cursos, seguida pela conferência de encerramento com todos os alunos.

A estudante do 7° semestre de Fisioterapia Karina do Nascimento Miranda elogiou as oficinas da jornada, realizadas por profissionais convidados. Ela estagia na área e afirmou que nos três dias houve muita freqüência dos alunos. O mesmo foi observado por suas colegas Renata Alves Grottone e Daniela Guerra. Daniela participou da organização do evento.

Quem não pôde participar das oficinas foi a aluna do 1° semestre de Enfermagem Ana Carolina de Oliveira. Apenas assistiu às palestras da manhã, pois, apesar de não trabalhar, mora em Praia Grande. E o deslocamento à tarde ou à noite fica difícil, ainda mais com um filho pequeno, que ela precisou levar junto.

Sumaia Gebrail gostou do evento e espera que ocorra outras desse tipo, com oficinas, porque o CCS só costuma promover palestras. Aluna do 5° semestre de Fisioterapia, ela criticou o cronograma do evento, por haver muitas atividades simultâneas. Para Sumaia, a jornada poderia até se estender por uma semana inteira, porque do modo como aconteceu teve que escolher a quais assistiria.

Outra que criticou a programação do encontro foi a estudante do 3° semestre de Farmácia Nathália Cristina da Silva e Silva. De acordo com ela, a divulgação foi mal feita, pois ficou sabendo da jornada “em cima da hora”. Além disso, as oficinas só ocorreram no período da tarde e, por estagiar, Nathália só teve o horário da manhã para assistir às conferências. Para ela, a organização foi “péssima”. Laiza Cibele Ferreira Santos concorda com a amiga e acrescenta que as palestras da manhã foram muito inferiores às da noite. Laiza também estagia, do período da tarde até as 21 horas.

No encerramento, o diretor do CCS, Paulo Angelo Lorandi, agradeceu aos alunos e revelou que este evento fez com que ele mudasse dois conceitos: o de que não há pesquisa da fármacos no Brasil e o de que os alunos não teriam interesse nesta jornada. Finalizou dizendo que a “Jornada Científica de Saúde veio para ficar”. Foram mais de 50 profissionais envolvidos no encontro e cerca de 800 alunos.

Márcio Ribeiro Garoni

(Agência Facos de 20 de maio de 2007 – p. 5)

______________________

  • Por uma falha não sei de quem, entrou no impresso uma última frase, que era para eu tirar. É esta: “Muitos desses profissionais fizeram questão de não cobrar pela participação.” Fazer o quê…

  • De novo agradeço a todas as entrevistadas, muito pacientes em frente de um pseudo-repórter. Algumas até soletraram o nome!

Anúncios


2 Responses to “UniSantos encerra Jornada de Saúde”

  1. Sempre bons textos.
    Como diz a Elaine… O Márcio e um fofo!
    AuhOAIhOAIUhIAUhIUAhIUA!
    Parabéns jornalista!
    =)
    Cadê a crítica? Assim não dá, eu não fiz esse espaço pra isso!
    Aquele seu, da enfermagem, que é o bicho.

  2. Precisamos ressucitá-los mesmooooo!
    =)

    Já tem um rascunho meu lá, já já sai.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: