O PANACA – cena 1

26maio08

EXT. BANCA DE JORNAL – MANHÃ

Chega MÁRCIO, nosso protagonista, com uma revista na mão. Aparenta estar de bom humor, mas seu tom geral é sério. Aproxima-se do TIOZINHO DA BANCA e diz:

MÁRCIO

Bom dia, eu comprei ontem essa apostila, mas comprei errado, essa é
ensino fundamental, a certa é ensino médio.

TIOZINHO DA BANCA

(olhando a apostila e depois nos olhos de Márcio)

É, eu lembro, você comprou essa mesmo.
Viu e comprou. Não foi?

MÁRCIO

Foi, mas comprei errado. Essa é ensino fundamental.
A minha é ensino médio.

TIOZINHO DA BANCA

(meio paizão, meio puto)

Como assim, comprou errado? Não vai prestar concurso
nenhum? Só viu a apostila e quis comprar?

MÁRCIO

(didático)

Não, senhor, eu quero trocar por essa outra, do ensino médio.

(mostra a apostila correta)

É quinze, né?

TIOZINHO DA BANCA

Olha, filho, eu não costumo fazer isso, mas tudo bem.
Dá a diferença.

Márcio tira cinco reais do bolso, dá ao jornaleiro, junto com a apostila errada. O senhor pega a apostila e o dinheiro; vai pegar a apostila certa.

TIOZINHO DA BANCA

(em tom sacana)

Só vou trocar porque você tem cara de bom moço, que sei
que você não é. Entendeu?, eu sei que você não é bom moço.

(entrega a apostila correta)

MÁRCIO

(recebe a apostila)

Tá bom. Brigado.

(sai pela direita)

 TIOZINHO DA BANCA

De nada.

(pensando alto, Márcio longe)

Panaca!

(ou outra gíria de sua época.)

Escurece.

Sinceramente, não sei o que se passa na cabeça da humanidade quando me vê. Eu sei, não sou o único a me intrigar com isso, mas são muito estranhas as reações das pessoas em relação à minha digna pessoa.

Será minha cara? Meu jeito de falar? Minha postura? Ou tudo isso, mais o fato de eu ser um azarado total?

Pior é que, após refletir bastante, ainda não descobri o que pensava o velhinho quando sorria cínico daquele jeito. De três, uma:

  1. Ele estava de bom humor e queria descontrair, fazer amizade comigo, me sacaneando.
  2. Ele estava de bom humor, mas queria mais, e se aproveitou do primeiro que apareceu (que por acaso era eu), me sacaneando.
  3. Ele estava de mau humor e realmente não gostou de mim, e se aproveitou daquele momento de submissão para me fazer de capacho, me sacaneando.

De qualquer forma, acho que ele estava me sacaneando.

Creative Commons License

6 Responses to “O PANACA – cena 1”

  1. 1 Gustavo

    Márcio, o Bad Guy.

    Não!

    Tiozonho da Banca, o Bad Guy

  2. Isso, bem feito!

    Quem manda querer dar balão no “coitado” do tio da banca? Você acha bonito, num país como o Brasil, vc fazer o jornaleiro de bibliotecário?

    Mas afinal, que apostila era essa? Você já não está no nível “superior”? Pra que uma apostila de ensino médio?

    As evidências não negam:
    ESTUDANTE DE JORNALISMO ENGANA JORNALEIRO, EM SANTOS!

    Nível superior, só quando subo escada.

  3. 3 Gustavo

    Nós só comentamos aqui porque você tem cara de bom moço, que sabemos que você não é. Entendeu? Nós sabemos que você não é bom moço.

    Minha mãe discorda.

  4. “Nós só comentamos aqui porque você tem cara de bom moço, que sabemos que você não é. Entendeu? Nós sabemos que você não é bom moço.” [2]

    hauhauhauhauhuaauhuahua

    se bem que eu nunca vi sua cara…

    Não perdeu nada…

  5. hahshahs
    Bom moço?
    Será!

    cade quero ver o nosso futuro jornalista, colocando em pratica suas experiências!
    rsrrs
    Beijinhos Marcio!

    Nem todas as experiências…

    Só as mais embaraçosas

  6. Então se publica aqui só as mais embaraçosas, meus parabéns tu é um cara de sorte!
    kkkkkkkkk
    sua vida é um “universo de paz”
    na minha acontece coisas embaraçosas todos os dias!

    A gente vai aprendendo, né?
    E paz é o que tenho de ‘menas’.


Deixe um comentário

