O Mistério do Samba

31ago08

“Se não houver tristeza o samba não fica bonito”

O Mistério do Samba é mais um ótimo documentário sobre a música brasileira, como alguns que têm sido feitos por aqui. O filme, dirigido por Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor, conta um pouco da história do samba a partir de uma das escolas mais tradicionais do Rio de Janeiro, a Portela.

Com pesquisa musical de Marisa Monte e participações de Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho, fica mais fácil para leigos conhecerem (conhecermos) a Velha Guarda da Portela. No começo do filme, Marisa parece que vai ser a chata de sempre, mas depois dá para perceber que ela cumpre muito bem sua função: ao cantar junto com os velhos sambistas, sabe seu lugar e não procura aparecer mais que eles. É discreta na medida certa e parece totalmente integrada à escola quando estão todos juntos.

Como em Cartola – Música para os Olhos, além de ser um filme muito bem-acabado, O Mistério do Samba levou bastante tempo para ser produzido. Marisa começou a pesquisar em 1998 as músicas que estavam sendo esquecidas para a gravação do cedê Tudo Azul, e os diretores levaram quase dez anos para fazer as filmagens, buscando as histórias das cerca de cem músicas recuperadas.

O resultado, mais do que em palavras, é melhor conferido em imagens, emoção e boas músicas. De preferência em um bom cinema.

Anúncios


One Response to “O Mistério do Samba”

  1. Tô bem afim de ver esse filme!

    beijo.

    Pois vege!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: