As luzes do carrossel

03abr10

– Quer ver uma coisa bonita?

Todos queriam. O sertanejo trepou no carrossel, deu corda na pianola e começou a música de uma valsa antiga. O rosto sombrio de Volta Seca se abria num sorriso. Espiava a pianola, espiava os meninos envoltos em alegria. Escutavam religiosamente aquela música que saía do bojo do carrossel na magia da noite da cidade da Bahia só para os ouvidos aventureiros e pobres dos capitães da Areia. Todos estavam silenciosos. Um operário que vinha pela rua, vendo a aglomeração de meninos na praça, veio para o lado deles. E ficou também parado, escutando a velha música. Então a luz da lua se estendeu sobre todos, as estrelas brilharam ainda mais no céu, o mar ficou de todo manso (talvez que Iemanjá tivesse vindo também a ouvir a música) e a cidade era como que um grande carrossel onde giravam em invisíveis cavalos os Capitães da Areia. Neste momento de música eles sentiram-se donos da cidade. E amaram-se uns aos outros, se sentiram irmãos porque eram todos eles sem carinho e sem conforto e agora tinham o carinho e conforto da música. Volta Seca não pensava com certeza em Lampião neste momento. Pedro Bala não pensava em ser um dia o chefe de todos os malandros da cidade. O Sem-Pernas em se jogar no mar, onde os sonhos são todos belos. Porque a música saía do bojo do velho carrossel só para eles e para o operário que parara. E era uma valsa velha e triste, já esquecida por todos os homens da cidade.

Trecho de Capitães da Areia, de Jorge Amado. O livro foi publicado em 1937 (Jorge tinha 25 anos!). A esposa dele, Zélia Gattai, disse que para escrever o livro ele foi dormir no trapiche com os meninos. Um livro bonito e ao mesmo tempo crítico, que acabei de ler há uns dias. Obrigatório para quem gosta do baiano, de literatura, de boas histórias…

A Band fez uma minissérie em 1989 (que parece ter sido bem fiel, pelo vídeo). Bem que daria um filme…

E já tem filme! Estreia neste ano

Vamos torcer para fazer sucesso.

Anúncios


5 Responses to “As luzes do carrossel”

  1. Tenho o livro… muito bom mesmo.
    E, agora, ao ler este trecho, fica a pergunta: A Bando do Chico Buarque tem algo a ver com este com pedaço de imaginação, no qual as pessoas param e viajam para ouvir a música?

  2. Nossa, pelas imagens parece loko. Li esse livro no terceiro ano, aí tinha q fazer uma apresentação dele, e minhas amigas, safadas, queriam encenar a parte de “deitar a neguinha no areial” hauuhauhauh acho q era isso e ele falava no livro, não lembro direito…mas é massa mesmo, o filme tb deve ser.

  3. O elenco desse novo filme foi escalado aqui na Bahia, onde moro. teve uma repercussão muito grande a seleção e espero ver o resultado em breve. Beijos.

  4. Caro blogueiro,

    A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1 está em andamento e pretende vacinar 91 milhões de brasileiros. Até agora foram vacinados pouco mais de 20 milhões de pessoas. Para aumentar esse número, contamos com sua ajuda para divulgar os grupos prioritários a serem vacinados até o dia 21 de maio. Preparamos diversos materiais que podem ser usados em seu blog para ajudar o Brasil nessa tarefa tão importante.

    Para mais informações sobre como se tornar um parceiro, escreva para fernanda.scavacini@saude.gov.br .

    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde


  1. 1 Tweets that mention As luzes do carrossel « (Doenças) Crônicas -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: